Ator indiano Dilip Kumar, estrela de Bollywood, morre aos 98 anos
07/07/2021 11:55 em Entretenimento

Conhecido como 'rei da tragédia', Kumar trabalhou como vendedor de frutas em Mumbai antes de se tornar um astro do cinema indiano

 

O ator de Bollywood Dilip Kumar, uma das figuras mais queridas do cinema indiano, morreu nesta quarta-feira (7) aos 98 anos. A informação da morte foi confirmada por seu médico.

Kumar era conhecido por várias gerações de fãs de cinema por estrelar clássicos de Bollywood, incluindo os filmes "Devdas", "Naya Daur", "Ganga Jamuna" e muito mais. Ele frequentemente assumia papéis trágicos, o que lhe rendeu o apelido de "Rei da Tragédia".

"Dilip Kumar faleceu às 7h30 desta manhã, após uma doença prolongada", disse o Dr. Jalil Parkar, que o tratava no Hospital Hinduja em Mumbai.

Kumar foi levado ao hospital no início de junho e teve alta posteriormente, mas foi internado novamente em 30 de junho, de acordo com postagens em sua conta oficial no Twitter.

Em 5 de julho, apenas dois dias antes de sua morte, a esposa de Kumar, Saira Banu Khan, tuitou de sua conta dizendo que a saúde do ator estava melhorando.

Um tweet da conta de Kumar, assinado pelo amigo da família Faisal Farooqui, confirmou a sua morte nesta quarta-feira. 

“Com o coração pesado e uma dor profunda, anuncio o falecimento do nosso querido Dilip Saab, há poucos minutos”, dizia o tweet. Kumar deixa a esposa. O casal não tinha filhos.

Pessoas de todas as esferas do país, incluindo políticos, atores e atletas, lamentaram a morte do ator.

"Dilip Kumar Ji será lembrado como uma lenda do cinema", tuitou o primeiro-ministro Narendra Modi. "Ele foi abençoado com um brilho incomparável, pelo qual o público ao longo das gerações ficou encantado. Seu falecimento é uma perda para o nosso mundo cultural. Condolências à sua família, amigos e inúmeros admiradores."

Amitabh Bachchan, outro grande ator de Bollywood, twittou que "uma instituição se foi" e acrescentou que está "profundamente entristecido". “Sempre que a história do cinema indiano for escrita, será sempre 'antes de Dilip Kumar e depois de Dilip Kumar'”, escreveu ele.

De vendedor de frutas a estrela de cinema

Kumar nasceu Muhammad Yusuf Khan em 1922, em Peshawar – no que hoje faz parte do Paquistão. Seu pai era comerciante de frutas e a família mudou-se para Mumbai, então conhecida como Bombaim durante a infância de Kumar na década de 1930. Uma década depois, ele se mudou para Pune para abrir uma pequena cantinda e vender frutas.

Foi em Pune que ele foi visto pela atriz Devika Rani, esposa de um famoso fundador de um estúdio de cinema de Bollywood. Ela ajudou o jovem a entrar na indústria e sugeriu o apelido pelo qual ele seria conhecido – Dilip Kumar.

Embora os primeiros filmes de Kumar não tenham causado sucesso, seu filme de 1947, "Jugnu", foi um grande sucesso, seguido por "Shaheed" no ano seguinte. Foi no set de "Shaheed" que ele conheceu e começou um relacionamento com a atriz Kamini Kaushal - dupla que se tornou a favorita dos fãs do cinema. Juntos, eles estrelaram três sucessos consecutivos.

Na década de 1950, ele se tornou uma das maiores estrelas da Índia, acumulando uma longa lista de prêmios, colocando-o no mesmo nível de lendas de Bollywood como Bachchan e Shah Rukh Khan.

Mas sua vida pessoal também ganhou as manchetes fora das telas. Depois que seu relacionamento com Kaushal terminou em 1951, ele conheceu a atriz Madhubala, e a dupla se tornou popular entre o público e gerou o filme "Mughal-e-Azam" - amplamente considerado um dos filmes de maior sucesso de Bollywood e um ícone de seu gênero.

Dilip Kumar se casou com a atriz Saira Banu em 1966. Ele se aposentou em 1998 devido a problemas de saúde.

Prêmios de cinema à parte, Kumar também foi reconhecido por sua longa e ilustre carreira. Ele recebeu o Padma Bhushan e o Padma Vibhushan – o terceiro e o segundo maior prêmio civil, concedido pelo governo indiano – por suas contribuições para o cinema.

COMENTÁRIOS