Escavadeiras são utilizadas em resgate de pessoas presas em enchentes na China
23/07/2021 15:28 em Internacional

Número de mortos com as enchentes em Zhengzhou chega a 51 pessoas, informou mídia local

Trabalhadores a bordo de escavadeiras ajudaram a resgatar pessoas presas e entregaram alimentos aos que ainda estavam presos nos escombros dos deslizamentos na sexta-feira (23), depois que dias de chuvas torrenciais inundaram a cidade chinesa de Zhengzhou.

À medida que as enchentes começaram a diminuir, equipes de resgate na cidade de 12 milhões de habitantes usaram escavadeiras, barcos infláveis ??e jangadas improvisadas para transportar alguns residentes para terra firme e entregar comida para outros em prédios.

Zhengzhou, capital da populosa província de Henan, sofreu o impacto do clima extremamente úmido no centro da China esta semana, recebendo o equivalente a um ano de chuva em apenas alguns dias.

A severa inundação matou 12 pessoas que ficaram presas no sistema de metrô da cidade. As chuvas também reduziram o fornecimento de energia e isolou residentes em casa, nos escritórios e no transporte público.

Alguns dos envolvidos nas operações de resgate são voluntários, usando meios improvisados, como as escavadeiras, emprestadas ??por empresas de construção locais.

Um dos voluntários, Li Kui, 34, disse que a demanda por produtos básicos e alimentos é imensa. “Começamos o dia às 8h e continuamos até as 2h. Além de almoçar e usar o banheiro, simplesmente subimos e descemos as ruas o dia todo”, disse Li.

Questionado se estava exausto, Li disse: "Sim, mas em comparação com as pessoas presas lá dentro, elas devem estar se sentindo pior."

Em outras áreas da cidade onde as enchentes diminuíram, os funcionários municipais começaram a limpeza, varrendo galhos de árvores e outros detritos, como bicicletas e scooters abandonadas. Dezenas de milhares de equipes de resgate, incluindo militares, foram implantados em Henan de forma mais ampla.

O número de mortos em Zhengzhou com as enchentes atualmente é de 51, de acordo com um relatório da mídia local Zhengzhou News Broadcast postado no Weibo, citando estatísticas preliminares.

Oito pessoas continuaram desaparecidas porque o sinal irregular do telefone celular e os apagões de energia em algumas áreas impediram a contagem oficial.

Profissionais de resgate de províncias vizinhas foram chamados, juntamente com veículos especializados para drenar ruas inundadas, cruzamentos e túneis de estradas subterrâneas.
Embora as chuvas em Zhengzhou tenham diminuído para uma garoa leve, outras partes de Henan ainda deveriam receber chuvas fortes na sexta-feira, de acordo com relatórios meteorológicos.

Em Xinxiang, uma cidade ao norte de Zhengzhou, 29 dos 30 reservatórios estavam transbordando, uma situação que o departamento de conservação de água local descreveu como "sombria".

Resgate de família

Para os socorristas, a tarefa às vezes era perturbadora. A mídia local informou que um bebê de três a quatro anos foi retirado de uma casa desabada nos arredores de Zhengzhou no início desta semana, com o corpo da mãe da criança encontrado um dia depois.

Zhou Xiaozhong, 33, um motorista de caminhão escavadeira da cidade vizinha de Kaifeng, pegou uma mãe e seus dois filhos pequenos. "Ela estava chorando", disse Zhou, pai de três filhos. "Eu também tive vontade de chorar."

A devastação e a perda de vidas geraram críticas públicas à lenta reação da operadora de metrô de Zhengzhou, levando o governo chinês a ordenar às autoridades locais que melhorassem imediatamente os controles de inundação do trânsito urbano e as respostas de emergência.

A agência meteorológica provincial também foi criticada por falta de aviso, apesar de dizer que divulgou uma previsão dois dias antes da chegada das chuvas.

Um documento criado por um usuário anônimo em uma plataforma semelhante ao Google Docs de propriedade da gigante da tecnologia Tencent para que as pessoas compartilhassem informações em tempo real sobre a enchente em Henan foi acessado mais de 6 milhões de vezes até sexta-feira.

 
COMENTÁRIOS