Tumulto em aeroporto de Cabul atrasa chegada de suprimentos essenciais, diz OMS
17/08/2021 11:20 em Internacional

Porta-voz da OMS destacou que a campanha de vacinação contra Covid-19 foi significativamente afetada; desde domingo, milhares de afegãos tentam deixar o país

O caos e as perturbações no aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, estão "atrasando suprimentos essenciais de saúde urgentemente necessários" e impactando o já "frágil sistema de saúde" do Afeganistão, disse o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tarik Jašarevic, em um comunicado.

O sistema de saúde do Afeganistão tem enfrentado escassez de suprimentos e equipamentos médicos essenciais em meio à pandemia de Covid-19, apontou Jašarevic. 

O porta-voz acrescentou ainda que a campanha de vacinação contra a Covid-19 também foi significativamente afetada devido aos combates.

Nesta segunda-feira (16), fotos e vídeos mostraram multidões desesperadas na pista do aeroporto internacional de Cabul em busca de uma saída do país.

Os Estados Unidos confirmaram a morte de dois homens que teriam atirado contra soltados norte-americanos – não se se sabe se eles pertenciam ao Talibã. 

A aglomeração nas unidades de saúde e nos campos de deslocados internos dificultará as medidas de prevenção de infecções, aumentando o risco de transmissão de Covid-19 e outros surtos de doenças.

O Afeganistão também é um dos dois países endêmicos da pólio no mundo. Quaisquer atrasos e interrupções na campanha de vacinação contra a poliomielite "colocarão em risco a saúde das crianças afegãs", advertiu Jašarevic.

Ainda nesta segunda, mais de 600 afegãos se aglomeraram dentro de uma aeronave de carga dos EUA em fuga de Cabul e em rumo ao Catar.

Enquanto isso, outros milhares de afegãos tentam encontrar voos ou meios para deixar o país após o Talibã tomar Cabul neste domingo (16)

Membros da Talibã patrulham as ruas de Cabul após assumirem o controle da capital afegã

Combatentes do Talibã inspecionam coletes e outros equipamentos deixados em Cabul pelas forças de segurança

Milhares de afegãos e suas famílias foram ao aeroporto de Cabul para tentar deixar o país

Combatentes do Talibã erguem bandeira do grupo na residência do governador em Ghazni, a três horas de Cabul

 

 

Milhares de afegãos e suas famílias foram ao aeroporto de Cabul para tentar deixar o país

 

Milhares de afegãos e suas famílias foram ao aeroporto de Cabul para tentar deixar o país

 

 
COMENTÁRIOS