Uma em cada cinco cidades sofre com escassez de vacinas, aponta CNM
23/08/2021 11:07 em Nacional

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios foi feito entre os dias 16 e 19 de agosto com 1,5 mil prefeitos

Uma nova edição do boletim da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que uma em cada cinco cidades brasileiras registrou escassez de vacinas contra a Covid-19 na última semana. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de agosto, e contou com a participação de 1,5 mil prefeitos.

A confederação aponta que 80,9% dos municípios ouvidos receberam doses suficientes para a imunização no período, mas 19,1% tiveram que interromper a campanha por falta do imunizante.

Esse é o caso do Rio de Janeiro. O município suspendeu no domingo (22) a vacinação por idade de adolescentes, por falta de doses. Nesta segunda-feira (23) serão imunizadas apenas pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes.

Os dados da CNM apontam que a escassez afeta principalmente a primeira dose, o que ocorreu em 81% dos casos. Mas, em 19% das ocorrências, atingiu a segunda aplicação. Os dados apontam, no entanto, que problema já foi maior: no fim de abril, a porcentagem chegou a 41,6%.

Avanço da vacinação

O avanço da campanha de imunização já faz com que a maior parte das cidades brasileiras imunize a população mais jovem neste momento.

Segundo a CNM, 57% dos municípios já vacinam pessoas com idades entre 18 e 24 anos. Em 24,5% dos casos, a campanha é destinada à faixa etária dos 25 aos 29 anos, e 10% se concentram em proteger pessoas de 30 a 34 anos.

Apenas 3% das prefeituras já aplicam o imunizante contra o novo coronavírus em adolescentes de 12 a 17 anos.

COMENTÁRIOS