Prefeitura de Ourinhos realiza evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
28/09/2021 11:09 em Inclusão

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, realizou uma agenda de eventos e ações em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O objetivo é promover diálogos e reflexões sobre a importância da inclusão social na sociedade.

 

O evento de abertura aconteceu na terça-feira (21) no Teatro Municipal Miguel Cury, data em que é celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Com o tema Inclusão no coração, quando incluir é amar, pessoas com deficiência relataram suas histórias de vidas para crianças da Rede Municipal. Além disso, houve também apresentação de capoeira e artísticas das entidades AADF, ASO e APAE.

O prefeito Lucas Pocay destacou que o evento, além de trabalhar a conscientização dos jovens, consolida as políticas públicas inclusivas com o objetivo de integrar e mostrar a importância da pessoa com deficiência para a sociedade. “Nós observamos as histórias de vida e todas são parecidas com as demais, e a superação é a diferença, a forma de lidar com a deficiência. Encarar a nova fase da vida e essas situações nos marca e mostra que podemos fazer sempre o melhor para que essas pessoas possam buscar a sua independência, a autonomia, a autoestima para voltar a sonhar. A partir do momento que o Poder Público abraça aqueles que se sentiam excluídos da sociedade, colocamos todos nesse eixo de enxergar essa luz de novos sonhos, vidas e perspectivas para que possamos buscar esta felicidade”.

 

O aluno da escola Professor Norival Vieira da Silva, Tiago Moraes Matias Granjeiro, falou da importância do aprendizado que o evento proporcionou a sua vida. “Gostei muito do evento porque precisamos promover a inclusão no nosso dia a dia, pois os deficientes são pessoas como nós e precisamos ter noção disso. Temos que levar tudo isso como um ensinamento, um aprendizado, ou seja, temos que ter empatia ao próximo em nossas vidas”.

 

Além do prefeito Lucas Pocay, participaram do evento a primeira dama Luana Alves, os secretários de Inclusão, Caio Lima; de Educação, Wilson Moraes; de Esportes, Danilo Ferreira; de Cultura, Vinicius Costa; os vereadores Alexandre Zóio, Raquel Spada e Andreia representando o Enfrente, e representantes da AADF, APAE e ASO.

 

Fonte:Prefeitura de Ourinhos

COMENTÁRIOS