OMS recomenda 3ª dose da Coronavac para pessoas acima de 60 anos
11/10/2021 17:00 em Saúde

Segundo a Organização, a decisão foi tomada após análise de estudos da América Latina que indicam a redução de eficácia ao longo do tempo

Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, nesta segunda-feira (11), uma terceira dose da Coronavac para pessoas acima de 60 anos. Segundo a OMS, a recomendação também é válida para o imunizante da Sinopharm e o reforço deve ser aplicado de um a três meses após o esquema inicial de duas doses.

A decisão foi tomada após análise de estudos da América Latina que indicam a redução de eficácia dessas vacinas ao longo do tempo, disse a Organização. Apesar da recomendação, a OMS pede que os países priorizem a aplicação de duas doses em toda a população antes da aplicação de uma terceira dose.

O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (Sage, em inglês) também informou que pessoas imunocomprometidas devem receber uma dose de reforço de qualquer uma das vacinas aprovadas em caráter de emergência pela OMS (AstraZeneca, Coronavac, Moderna, Janssen, Pfizer e Sinopharm).

“Esses grupo está menos propício a responder adequadamente ao esquema inicial de vacinação e tem alto risco para desenvolvimento de casos de Covid-19”, informou o grupo.

O comitê de imunização da OMS se reuniu durante a semana passada para discutir o cenário global de vacinação e a distribuição desigual de imunizantes em todo o mundo. Uma nova reunião está marcada para o início de novembro, com o objetivo de discutir novas recomendações de doses de reforço contra a Covid-19.

 

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS