Começa nesta segunda, 22/11, avaliações do Saeb e Saresp
22/11/2021 13:40 em Educação

 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) desenvolve ações para acompanhar os avanços da Educação Básica Paulista. Além de participarem das avaliações federais, como o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), os alunos das Escolas Estaduais também participarão do Sistema de Avaliação Estadual (SARESP).

SAEB – O Saeb é aplicado a cada dois anos, desde 1990 e avalia o desempenho dos alunos brasileiros da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa (Foco – Leitura) e Matemática (Foco – resolução de problemas), e tem como objetivo oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, contribuindo, dessa maneira, para a ampliação da qualidade do ensino brasileiro.

SARESP – O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo foi criado em 1996. Desde então, o Programa avalia o sistema de ensino paulista com a intenção de identificar o rendimento escolar dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, os fatores que interferem nos seus desempenhos e corrigir possíveis distorções no sistema de ensino. A participação das demais redes de ensino (municipal e particular) é viabilizada por meio da adesão.

O SARESP é um modelo permanente de avaliação que fornece indicadores qualitativos e quantitativos para monitorar o desempenho escolar dos alunos da rede estadual. Considerando os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19, a participação e comprometimento de toda comunidade escolar no SAEB e SARESP, tornam-se mais que necessários.

É fundamental mobilizar estudantes, professores e diretores para que se possa coletar o maior número de dados e informações, fazendo uma análise ainda mais próxima do real, baseado em dados e evidências, capaz de mensurar e expressar os impactos causados pela pandemia. Vale ressaltar que os protocolos para a realização da prova, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento, são indispensáveis.

 

DATAS DAS AVALIAÇÕES – Quanto aos dias que serão aplicadas avaliações, o SAEB será entre os dias 22/11/2021 a 10/12/2021. Já o SARESP acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro.

 

FORMAÇÃO – No dia 17/11/21, a Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos realizou uma formação com os Diretores das Escolas Estaduais, Municipais e ETECs dos municípios jurisdicionados à Diretoria de Ensino: Ourinhos, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Espírito Santo do Turvo, Campos Novos Paulista, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Ibirarema e São Pedro do Turvo.

 

Formação do dia 17 com os diretores aconteceu na ETEC Jacinto Ferreira de Sá em Ourinhos o dia todo

 

A Dirigente Regional de Ensino de Ourinhos e região, professora Sandra Regina Andrade de Oliveira, solicita aos pais e responsáveis pelos alunos da Rede de Ensino para que verifiquem com as escolas de seus filhos o dia da aplicação do SAEB, pois existe um cronograma de aplicação em dias diferentes para cada Unidade Escolar dentro do período acima citado.

“A presença dos alunos será fundamental para uma avaliação concreta de como está aprendizagem dos alunos. Os resultados dessas avaliações irão contribuir para avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no País em seus diversos níveis governamentais”, explica Sandra.

 

 

Fonte: Jornal Negocião

COMENTÁRIOS