“Prévia” do PIB registra queda de 0,4% em outubro
15/12/2021 13:11 em Business

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,4% em outubro.

O mercado esperava um recuo de mesma magnitude.

Em comparação com outubro de 2020, a queda é de 1,48%. No ano, o índice mostra alta de 4,99% e, em 12 meses, de 4,19%.

 

Apesar de ter vindo de acordo com as expectativas, o resultado de outubro reforça a atividade fraca no quarto trimestre, após números decepcionantes divulgados recentemente sobre os setores de serviços, comércio e indústria para o mês.

O cenário que se desenha para o fim do ano vem num momento em que o Banco Central endurece o tom contra a alta indesejada dos preços. O efeito colateral dessa política é um freio extra na atividade.

 

Vale ressaltar que, no terceiro trimestre, a economia brasileira entrou em recessão técnica ao registrar contração pela segunda vez seguida. O PIB, divulgado pelo IBGE, registrou queda de 0,1% entre julho e setembro.

A estimativa do mercado para o crescimento do PIB de 2021, em relação ao verificado em 2020, está em 4,65%. As expectativas vêm se deteriorando semanalmente levadas por uma inflação mais persistente e a consequente alta dos juros pelo BC, cujo efeito colateral é o freio na atividade.

 

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS