Covid-19: Índia representou uma em cada quatro mortes no mundo na semana passada
05/05/2021 11:04 em Covid - 19

O país ainda registrou um novo recorde de mortes por coronavírus nas últimas 24 horas

 

Índia foi responsável por quase metade dos casos de Covid-19 relatados em todo o mundo na semana passada e um em cada quatro das mortes, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (5).

"A Índia é responsável por mais de 90% dos casos e mortes na região, bem como 46% dos casos globais e 25% das mortes globais relatadas na semana passada", disse a agência com sede em Genebra em seu relatório epidemiológico semanal.

A crise que levou aos números alarmantes na semana passada ainda está presente no país. Nesta quarta-feira (5), a Índia atingiu o recorde de 3.780  mortes por coronavírus durante as últimas 24 horas.

As infecções diárias no país aumentaram em 382.315 nesta quarta-feira, mostraram dados do ministério da saúde. Este é o 14º dia consecutivo de mais de 300 mil casos identificados no território indiano.

A segunda onde de Covid-19 na Índia fez com que os hospitais ficassem sem leitos e oxigênio e deixasse necrotérios e crematórios transbordando. Muitas pessoas morreram em ambulâncias e parques de estacionamento à espera de internação.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi foi amplamente criticado por não ter agido antes para suprimir a segunda onda do vírus. Festivais religiosos e comícios políticos atraíram dezenas de milhares de pessoas em eventos de amplamente divulgados.

"Precisamos de um governo. Desesperadamente. E não temos um. Estamos ficando sem ar. Estamos morrendo", escreveu o autor indiano Arundhati Roy em um artigo de opinião publicado na terça-feira (4) pedindo a renúncia de Modi. 

O governo da Índia diz que há suprimentos de oxigênio suficientes, mas a distribuição tem sido prejudicada por problemas de transporte.

Uma bancada de dois juízes da Suprema Corte de Delhi tem realizado videoconferências quase diárias para ouvir petições de hospitais que buscam oxigênio e invocam o direito constitucional da Índia à proteção da vida.

O aumento de infecções na Índia coincidiu com uma queda dramática nas vacinações devido a problemas de abastecimento e entrega.

Pelo menos três estados, incluindo Maharashtra, lar da capital comercial de Mumbai, relataram escassez de vacinas, fechando alguns centros de inoculação.

COMENTÁRIOS