Foto de brasileiro está entre as melhores imagens de astrofotografia do ano
27/05/2021 17:34 em Tecnologia

Victor Lima é engenheiro civil e decidiu deixar seu emprego fixo para se dedicar apenas à fotografia de cenários naturais

 
Fotografia do brasileiro Victor Lima está entre as 25 melhores fotos do ano
Fotografia do brasileiro Victor Lima está entre as 25 melhores fotos do ano para o site Capture the Atlas. Na foto, o contraste entre as Cataratas do Iguaçu e o céu estrelado
Foto: Victor Lima/Capture the Atlas

Dois anos de planejamento e pelo menos 12 horas para conseguir o clique perfeito. Este foi o tempo que Victor Lima demorou para tirar uma foto da Via Láctea no céu noturno das Cataratas do Iguaçu. 

A imagem acabou sendo escolhida como uma das 25 melhores do ano em um concurso internacional com participantes do mundo inteiro.  

Muitas vezes impossível de ser visto a olho nu a partir da Terra, um mundo de cores e luzes aparece quando se usa uma câmera fotográfica profissional. E é isso que Victor vem fazendo desde 2016. O engenheiro civil decidiu deixar seu emprego fixo para se dedicar apenas à fotografia de cenários naturais.   

“Além de ser uma paixão para mim, é um nicho que não tem muito espaço aqui no Brasil, então ainda há muito a ser explorado.” contou o fotógrafo à CNN

A seleção das melhores fotografias é feita pelo fotógrafo americano Dan Zafra, especialista renomado neste segmento, e publicada anualmente no site Capture the Atlas, portal dedicado à astrofotografia de paisagem.

Em entrevista à CNN, Zafra disse que pretende continuar fazendo o concurso anualmente para compartilhar a beleza dos céus noturnos e “fazer com que as pessoas reflitam sobre o que há fora do planeta e como podemos protegê-lo”.   

Os trabalhos de astrofotógrafos dos Estados Unidos, Austrália, Espanha, Irã e Indonésia também estão na lista. Nas imagens, o céu estrelado e colorido em meio a desertos, montanhas e cânions ao redor do mundo.  

Não é a primeira vez que Victor Lima leva um prêmio para casa – a revista americana National Geographic também já reconheceu dois de seus trabalhos.  Mas para ele, a foto que capturou nas Cataratas do Iguaçu, uma das Maravilhas Mundiais da Natureza, é uma das suas preferidas. 

Em seu perfil no Instagram @victorlimaphoto, com mais de 60 mil seguidores, ele publica os seus trabalhos. Em @capturetheatlas, a página oficial do concurso, também é possível ver as imagens de outros fotógrafos.   

Abaixo, você pode ver 10 das 25 melhores imagens:

 
Para o autor da foto, Daniel Thomas Gum sua foto lembra Game of Thrones
Para o autor da foto, Daniel Thomas Gum, sua captura faz lembrar os cenários da série Game of Thrones. A imagem foi tirada na AustráliaCrédito: Daniel Thomas Gun/Capture the Atlas
 
 
  •  
    Para o autor da foto, Daniel Thomas Gum sua foto lembra Game of Thrones
  •  
    As dolomitas italianas foram o palco de Stefano Pellegrini
  •  
    O fotógrafo Pablo Ruiz capturou a noite estrelada na montanha Riaño, na Espanha
  •  
    O fotógrafo Uros Fink fotografou a Via Láctea sobre essa igrejinha na Eslovênia
  •  
    O fotógrafo John Rutter capturou o arco da Via Láctea sobre uma antiga igreja
  •  
    Nesta fotografia, Mohammad Hayti conseguiu capturar a Via Láctea
  •  
    O fotógrafo Larryn Rae encarou quatro horas de escalada e ventos de até 70 km/h
  •  
    A fotografia de Tomas Slovinsky retrata o Cruzeiro do Sul
  •  
    Fotografia do brasileiro Victor Lima está entre as 25 melhores fotos do ano
  •  
    A ilha de Tenerife, na Espanha, serviram de cenário para Lorenzo Ranieri
 
COMENTÁRIOS