Queiroga diz que não vê 'risco adicional' na realização da Copa América
07/06/2021 14:13 em Politica

Ministro da Saúde afirmou que outros eventos esportivos acontecem no Brasil e que não houve 'sequer um caso de contaminação em campo'

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (7) que não vê "risco adicional" na realização da Copa América no Brasil. O país foi anunciado como sede do campeonato pela Conmebol e confirmado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, na última terça-feira(1º). 

Segundo Queiroga, o país recebeu outros eventos esportivos como o Campeonato Brasileiro que "ocorreu normalmente, com várias partidas, não houve sequer um caso de contaminação no campo." 

 

De acordo com o governo federal, a Copa América acontecerá em quatro estados a partir de 13 de junho – Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Para o ministro da Saúde, há um controle sanitário no Brasil que permite o monitoramento de casos da Covid-19 enquanto o evento acontece.

"As pessoas estão entrando no país seguindo as regras, com exames de RT-PCR. Com controle sanitário adequado, eu não vejo um risco adicional em função dessa competição. A vigilância em saúde existe. Os protocolos sanitários da CBF são validados por especialistas."

Para Queiroga, não cabe ao ministério proibir o evento. "A prática de esportes não está proibida. A Copa América é um evento privado. Não compete ao Ministério da Saúde autorizar ou não."

Reconvocação na CPI da Pandemia 

O ministro da Saúde voltará a falar aos senadores da CPI da Pandemia nesta terça-feira (8). Ele foi reconvocado e deve prestar esclarecimentos sobre explicar contradições e sanar dúvidas dos membros da comissão a partir das declarações de outros depoentes já ouvidos. 

"Eu retorno à CPI sem problemas. Os senadores são pessoas que têm um grande espírito público e acreditamos que querem buscar o melhor cenário para o nosso país", disse Queiroga na manhã desta segunda-feira.

 
COMENTÁRIOS