EUA aprovam pacote para competir com a China e buscam conter crise da imigração
11/06/2021 10:42 em Internacional

Mirando a competição com a China, os Estados Unidos aprovaram na última terça-feira (8) um projeto de lei que vai investir US$ 242 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, capacitação de mão-de-obra e incentivo para a indústria de semicondutores. A aprovação do projeto no Senado uniu democratas e republicanos, e passou com 68 votos favoráveis e 32 contrários. Agora, falta passar pela Câmara e pela sanção do presidente Joe Biden.

"A votação na terça foi expressiva, o que demonstra um apoio bipartidário do Congresso no que diz respeito a ações que sejam caracterizáveis como uma contrarresposta à ascensão da China", comentou o economista Otaviano Canuto, dos Estados Unidos, que falou ao novo episódio do CNN Mundo sobre essa que é tida como a mais ampla lei de política industrial do país.

PUBLICIDADE

Neste episódio do podcast, Lourival Sant’Anna também ouve o relato do jornalista Rodrigo Lins, de Nova York, especialista em migração. Lins comenta a primeira visita da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, à América Central. Harris tem assumido a dianteira quando o assunto é política migratória e foi criticada por pedir, na Guatemala, para que os imigrantes indocumentados não fossem aos Estados Unidos.

Ao longo do episódio, você ouve também informações sobre os alertas de desmatamento recorde na Amazônia, a participação do presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo e as acirradas eleições realizadas no Peru.

COMENTÁRIOS