Massa de ar frio atravessou linha do Equador, destaca meteorologista
01/07/2021 13:25 em Nacional

A partir do sábado (3), segundo Francisco de Assis, do Inmet, as temperaturas começam a aumentar na região Sul do Brasil

Em entrevista à CNN na manhã desta quinta-feira (1º), Francisco de Assis, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou o motivo do inverno deste ano no país estar sendo mais rigoroso e intenso do que nos outros anos. 

Segundo ele, a massa de ar frio atravessou a linha do Equador, no hemisfério Norte, o que dificilmente acontece. “Isso aconteceu no frio forte em 1975, 1985, 1993, 2000 e agora novamente”, afirmou Assis. A partir do sábado (3), disse o especialista, as temperaturas começam a aumentar na região Sul do Brasil.

Rio com recorde de frio

Com temperatura mínima prevista de 11°C, a expectativa é de que o município do Rio de Janeiro atinja nesta quinta-feira (30) o dia mais frio do ano.  Além da temperatura, mudanças também serão sentidas no mar das praias cariocas. A capital fluminense tem aviso de ressaca emitido pela Marinha do Brasil para todo o litoral, válido até as 15 horas. 

Dores musculares

No quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou por que o inverno pode causar mais dores musculares em pessoas que já sofrem com doenças crônicas ou reumáticas.

"Quando existe o frio, principalmente o frio intenso, o organismo lança mão de recursos para não perdemos calor. Somos animais homeotérmicos, ou seja, 36,5°C é a temperatura que a gente constantemente está brigando pra manter", disse Gomes.

"[No frio], os vasos sanguíneos da periferia do corpo tendem a fechar um pouco, então chega menos sangue nas extremidades. Por isso, é normal percebemos dedos, mãos e pés frios, assim como o nariz e as orelhas também", completou.

"Outro mecanismo são contrações musculares que fazem com que esse trabalho muscular aumente a temperatura, sobretudo na periferia do corpo. Se a pessoa já é acometida por alguma patologia, um reumatismo ou até mesmo dor crônica, isso faz com que esse estímulo seja somatório e assim a sensação dolorosa acaba aumentando", explicou o médico.

Fernando Gomes também deu dicas para diminuir a sensação de dor durante o frio. "Além de se agasalhar bem, fazer alongamentos e um trabalho muscular ajudam na liberação de substâncias e modulam o sistema de percepção da dor."

 
COMENTÁRIOS