Funcionários e executivos divergem sobre retorno ao trabalho presencial
11/11/2021 17:07 em Business

Cerca de 70% dos executivos gostariam de voltar à rotina presencial, mas o cenário é diferente para os funcionários, mostra estudo global

Uma pesquisa feita pelo Slack com cerca de 10 mil pessoas ao redor do mundo revelou que executivos e funcionários têm visões bem diferentes sobre como deveria ser a rotina de trabalho no pós-pandemia.

Cerca de 70% dos executivos gostariam de voltar à rotina presencial, mas o cenário é diferente do lado dos funcionários, no qual 34% gostariam de voltar a trabalhar presencialmente.

Segundo a analista de economia da CNN Priscila Yazbek, um dos pontos levantados pela pesquisa para justificar esse comportamento é que os executivos gostam de ter seus escritórios e o status de estarem em salas separadas. Além disso, eles acreditam que os funcionários aprendem mais com a convivência com os colegas de trabalho.

O terceiro ponto é mais subjetivo, e está ligado ao fato de aos executivos serem de uma geração mais velha, que alcançou o sucesso indo ao escritório.

De acordo com Thais Herédia, também analista de Economia da CNN, pesquisas semelhantes realizadas no Brasil mostram um cenário bem diferente.

Uma delas, feita pela FGV, diz que cerca de 18% dos trabalhadores brasileiros têm capacidade de fazer seus trabalhos de forma remota, porque têm acesso a uma infraestrutura mínima, como a internet.

A pesquisa mais recente, feita pela Talenses Group, mostra que mais de 70% dos funcionários preferem um modelo híbrido de trabalho, porque acham que podem ficar mais em casa e isso não afetaria a produtividade. Os empresários, por sua vez, também tentam trazer os funcionários para o formato presencial.

 

Fonte: CNN Brasil

COMENTÁRIOS