Cristãos cavam buracos na selva para se esconder da perseguição em Mianmar
23/04/2021 12:10 em Gospel

O pastor Chit* percebeu rapidamente que ele e sua pequena igreja não estavam mais seguros após o golpe militar de 01 de fevereiro em Mianmar. As novas autoridades passaram a invadir igrejas, escritórios, cafés e prédios residenciais em busca de opositores.

Dessa forma, o pastor e 18 famílias de sua igreja decidiram que a selva era um lugar mais seguro e todos se mudaram para se esconderem na selva. Eles cavaram o chão, fizeram um buraco e agora ficam lá a maior parte do tempo. Como o preço dos alimentos dobrou após o golpe, o pastor Chit e sua comunidade não podem comprar arroz, então procuram raízes e folhas na selva.

Em um relato feito ao portal Christian Today, Zara Sarvarian, integrante da Missão Portas Abertas, afirmou que uma das ameaças que enfrentam é serem recrutados à força pela junta militar para o exército. Um pastor de uma aldeia remota disse a uma fonte da entidade, identificado apenas como Lwin* por razões de segurança, que “na semana passada, o chefe da aldeia foi convidado a recrutar 30 homens para o exército”.

“Agora os cristãos, incluindo o pastor, estão escondidos na floresta”, acrescentou Lwin, que relatou um cenário de frustração, desespero e estresse, uma vez que não há sinal de uma resolução para a situação.

Com o desligamento da Internet no país, as comunicações com Mianmar são raras. No entanto, os parceiros da Portas Abertas puderam compartilhar a situação atual que muitos dos 4,4 milhões de cristãos de Mianmar estão enfrentando.

Min Naing*, um cristão da capital Yangon, contextualizou: “Todos os dias ouço o som de tiros e granadas perto da minha casa. A maioria das casas não acende as luzes depois das 20h e ninguém faz barulho. Ficamos em casa durante o dia também. Não podemos sair, exceto para fazer compras e levar o lixo para fora. Eu moro no meio de Yangon sem segurança”.

Perseguição sem fim

Os cristãos enfrentaram sérias perseguições em Mianmar ao longo dos anos, e muitos temem que possam ser alvos durante o conflito atual. Mesmo antes do golpe, o país estava envolvido no que é atualmente a guerra civil mais longa em todo o mundo.

Tudo começou imediatamente após o país se tornar independente da Grã-Bretanha em 1948. O governo central tentou impor seu controle sobre as regiões, às quais havia prometido autonomia limitada. As etnias armadas dessas regiões têm lutado pelo direito à autodeterminação.

A guerra civil afeta, entre outras, as comunidades predominantemente cristãs de Chin, Kachin e Karen. Os cristãos são vulneráveis à perseguição por grupos insurgentes e pelo exército. Os combates continuam e mais de 100 mil pessoas – a maioria cristãos – vivem em campos de deslocados internos.

A maioria deles está lá há anos, sem comida e sem cuidados médicos. A luta também continua no vizinho estado de Shan, que tem uma comunidade cristã populosa, embora seja minoria da população. Assim, o golpe de fevereiro apenas aumentou a tensão existente para os cristãos.

Alguns deles decidiram que precisavam se manifestar e se juntaram aos manifestantes nas ruas. Myra*, uma pastora do centro de Mianmar, fazia isso todos os dias com outros membros da comunidade quando os protestos começaram.

“Eu não conseguia ficar parada quando nosso povo estava lutando e protestando”, disse ela à Portas Abertas. “Decidi sair e protestar. Alguns outros pastores escolheram ficar na igreja e observar o jejum e a oração. Queremos o melhor para o nosso país”.

A pastora Myra teve que parar de protestar quando se tornou muito perigoso, já que militares ocuparam a área onde ela vive. Sua igreja não pode abrir, e ainda assim, ela se reúne com alguns de seus membros para orar e estudar a Bíblia.

O pastor Joshua* do centro de Mianmar também participou dos protestos iniciais em apoio à democracia. À medida que a situação econômica piorava, ele começou a distribuir pacotes de alimentos para cristãos e não cristãos.

Outro pastor, Zaw, doou 35 kg de arroz para os pobres na vizinhança de sua igreja. Ele também ajuda e incentiva outros pastores de áreas rurais remotas por meio de telefonemas.

Da capital à selva remota, os pastores de Mianmar tentam fornecer apoio prático e espiritual a todos aqueles que precisam de comida e palavras de encorajamento enquanto a igreja em Mianmar ora e espera por um futuro melhor.

Mianmar está em 18º lugar na Lista Mundial de Perseguição da Missão Portas Abertas, um ranking com os 50 países mais hostis aos cristãos.

COMENTÁRIOS