Jovem com morte cerebral volta a respirar horas antes de cirurgia para doação de órgãos
26/04/2021 09:40 em Gospel

Um jovem que teve morte cerebral declarada após um acidente de trânsito voltou a respirar horas antes de os médicos desligarem os aparelhos e iniciarem a retirada dos órgãos para doação. Nos dias que se seguiram à mudança brusca e inesperada, seu estado de saúde foi progredindo positivamente.

O caso de Lewis Roberts, um jovem de 18 anos do Reino Unido, virou notícia em todo o mundo. Ele foi atropelado por uma van no dia 13 de março e foi socorrido ao Hospital Universitário Real Stoke, onde ficou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Quatro dias depois do acidente, a família foi informada que a situação de Lewis era irreversível, que ele havia entrado num quadro de morte cerebral. “Depois de nos despedirmos de Lewis, uma família próxima corajosamente concordou que seus órgãos fossem doados para ajudar a vida de outras sete pessoas”, disse Chloe Roberts, que organizou uma arrecadação de fundos para a família.

De acordo com informações do portal NY Post, um verdadeiro milagre aconteceu, pois ele voltou a demonstrar sinais neurológicos: “Isso deu a Lewis mais tempo antes que sua máquina de suporte de vida fosse desligada. Poucas horas antes da cirurgia de Lewis, ele começou a respirar novamente por conta própria”.

No Facebook, a irmã de Lewis, Jade, publicou um vídeo feito na UTI que mostra gráficos registrados pelos aparelhos dos esforços do irmão para respirar. “Depois de fazer vários testes, o hospital nos disse que Lewis havia desistido de lutar, não reagia e tinha sofrido morte do tronco encefálico. […] Pretendíamos dizer nosso último adeus”.

“Subi à meia-noite. Segurei a mão de Lewis e pedi-lhe que respirasse depois de [contar] um, dois, três. Ficamos muitos dias esperando uma linha marrom aparecer, para mostrar que ele respirou fundo, mas não tínhamos nada. Quando eu disse respire, a linha marrom apareceu e ele respirou… Disseram-nos que não, deve ser um erro, impossível”, escreveu ela na legenda.

Já Chloe acrescentou que esse foi “um milagre que qualquer família desejaria depois de ouvir que ele não tinha chance de sobreviver”.

Em seguida, Lewis começou a reagir a testes de dor, está movendo sua cabeça, membros e boca, e também está piscando: “A cada dia, esse menino está ficando mais forte. Muitas pessoas se ofereceram para mandar dinheiro por uma cerveja para Lewis. Qualquer dinheiro enviado será para Lewis quando ele estiver em casa e se recuperar”, disse Chloe.

“Gostaríamos apenas de dizer, como família, muito obrigada e somos muito gratos pelas orações e votos de felicidade de todos para Lewis”, acrescentou ela.

Sobre o acidente que quase levou Lewis à morte, um porta-voz da Polícia de Staffordshire disse que “as investigações ainda estão em andamento com relação ao estabelecimento das circunstâncias em torno da colisão e as testemunhas ainda estão sendo ouvidas”, e acrescentou que “não haverá mais nenhuma atualização até que essas investigações sejam concluídas”, de acordo com informações do Daily Mail.

COMENTÁRIOS